terça-feira, 24 de agosto de 2010

Eleições no Império e na República

Pessoal: esse ano é ano de eleição... Quem sabe cai alguma coisa sobre isso no vestibular? = ]

Pensando nisso, elaborei uma tabela comparativa sobre as principais características dos sistemas eleitorais que já existiram no Brasil. É claro que esse é um resumo, e que ficaram de fora várias características e diferenças. Mas, já dá para conhecer um pouco mais sobre tema! Abaixo coloco também links para quem quiser aprofundar seus conhecimentos.

Clique na imagem para ver a tabela em tamanho grande

Fonte: Baseado no texto de Jairo Nicolau. História do Voto no Brasil. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.


Glossário:
*Voto aberto = voto que deve ser declarado em voz alta ou por escrito; ou seja, no qual outras pessoas ficam sabendo em quem o eleitor votou.
*Voto fechado = voto secreto; ou seja, no qual o eleitor tem o direito de não revelar em quem votou.
*Eleição indireta = na qual há várias etapas para a escolha de um candidato. Geralmente nesse sistema há dois tipos de eleitores: um primeiro grupo que vota para escolher eleitores de um segungo grupo, que aí sim votará para escolher o candidato.
*Eleição direta = na qual todos os eleitores votam para escolher um candidato, sem intermediários.
*Voto censitário = no qual o direito de votar fica restriro a critérios econômicos; ou seja, a pessoa tem o direito de votar apenas se tiver uma renda superior a um valor determinado.
*Voto universal = no qual o direito de votar é generalizado; ou seja, independe do sexo, da situação econômica ou da escolarização. Geralmente a restrição acontece apenas em termos da idade (ex: apenas para maiores de 16 anos).

Veja também:
Vídeo com propagandas políticas de várias eleições, de 1960 a 2006: http://www.estadao.com.br/especiais/horario-eleitoral,115269.htm

Site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com várias informações interessantes sobre a história das eleições: http://www.tse.gov.br/institucional/biblioteca/site_novo/historia_das_eleicoes/capitulos/eleicoes_brasil/eleicoes.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário