segunda-feira, 14 de março de 2011

Os sumérios e a escrita cuneiforme

Como prometido na aula passada, comento abaixo algumas informações importantes sobre o desenvolvimento da escrita cuneiforme, com algumas imagens, para facilitar o entendimento de vocês.

Os indícios mais antigos do desenvolvimento um tipo de escrita foram encontrados pelos pesquisadores entre as civilizações mesopotâmicas que, entre os séculos XXX a.C. e IV a.C., ocuparam a região fértil entre os rios Tigre e Eufrates (ver mapa abaixo).
Criada pelos sumérios, a escrita cuneiforme ("forma de cunha") recebeu esse nome dos pesquisadores pois era feita em baixo-relevo em pedaços de argila. Estes pedaços, depois de secos, mantinham gravadas as informações referentes ao comércio, à administração, à guerra, às leis e à história dos povos da região.




Inicialmente, esse tipo de escrita era pictórico, ou seja, não havia um alfabeto, pois as palavras eram representas por meio de figuras. Com o passar do tempo, os povos que dominaram os sumérios adaptaram sua escrita e simplificaram-na, até transformarem-na em uma escrita silábica.










Curiosidade: A Universidade da Pennsylvania desenvolveu um site em que você pode descobrir como seria escrito o seu nome em cuneiforme = ] : http://www.penn.museum/cgi/cuneiform.cgi

             http://www.metmuseum.org/toah/works-of-art/

Nenhum comentário:

Postar um comentário